Você pode gerar o arquivo XML gratuitamente através de um software da Secretaria da Fazenda, a Sefaz. O acesso está autorizado para destinatários ou emitentes (pessoa física ou jurídica) que têm vínculo com o XML em questão.
É importante ressaltar que gerar XML de nota fiscal requer um padrão de segurança da informação. Isso exige a instalação do certificado digital no navegador, que também permitirá o download dos arquivos XML sempre que preciso.
Para obter o arquivo XML da nota fiscal eletrônica, é necessário:
1- Instalar um certificado digital
O certificado digital (e-CNPJ) é necessário para consultar arquivos XML. Ele funciona como um compilado de várias documentações, armazenados de forma segura e com autenticidade, garantindo a segurança na emissão das notas fiscais de forma criptografada.
2- Acessar o Portal Nacional da Sefaz
Nos endereços www.nfe.fazenda.gov.br ou www.cte.fazenda.gov.br, clique em “Consultar NF-e Completa” e informe a chave de acesso da nota fiscal eletrônica. Trata-se de um código de 44 números, presente em todos os DANFEs emitidos.
3- Fazer o download em formato XML
Após acessar a consulta da nota fiscal eletrônica, no fim da página você poderá fazer o download do documento. Ao clicar nela, o arquivo a ser baixado já estará em formato XML. É neste momento que a página exigirá o “certificado de cliente”, ou seja, o certificado digital que deve estar instalado no navegador.
Pronto! O documento é oficialmente a nota fiscal eletrônica do seu pedido, o qual garante a legalidade das transações de sua empresa. Lembre-se: o prazo para arquivamento de uma nota fiscal é de 5 anos. É importante que você o guarde em local seguro, no caso de precisar apresentar ao Fisco ou em alguma outra situação a fim de evitar problemas.
Para saber como postar a sua nota fiscal na Kangu, clique aqui.