Durante o transporte do seu pacote, podem acontecer duas situações:
1.Conferência dos pacotes pelas transportadoras Quando seu pacote vai para a transportadora, ele passa por um processo automatizado de medição chamado de cubagem. Isso ajuda a definir o volume ocupado pelo pacote para distribuição da carga e envio nos caminhões na sua capacidade máxima, barateando os valores de frete.
Durante a cubagem, podem ocorrer divergências entre os valores estimados durante a simulação e a medição final. Com isso, caso o valor encontrado seja maior que o simulado, eles enviam uma cobrança com o excedente pra Kangu, que repassa para quem enviou o pacote. E caso seja menor, eles devolvem a diferença em forma de crédito, que também volta pro Saldo Kangu.
Infelizmente, uma vez que a cubagem foi feita, não é possível contestar a transportadora, especialmente se o pacote já foi entregue.
É também nesse processo de cubagem que os pacotes são devolvidos caso estejam fora das dimensões máximas permitidas para transporte.
Confira aqui mais sobre a conferência de postagem.
2. Cobrança de impostos estaduais feitos durante fiscalização (SEFAZ):
As transportadoras eventualmente passam por fiscalizações de rotina e alguns pedidos são retidos em um posto fiscal durante o trajeto.
Para não impactar os prazos de entrega, a transportadora faz o pagamento necessário para o desembaraço fiscal. Assim, o pedido segue até o destinatário final normalmente.
Depois a Kangu recebe a cobrança dessas taxas, e por isso repassamos esse débito para sua conta.
A cláusula 2.7 dos Termos e Condições da Plataforma Kangu informa que a responsabilidade pelas questões fiscais ligadas ao envio dos seus pacotes ficam por sua conta.
E é importante destacar que essa cobrança é uma exigência estadual obrigatória. Se tiver dúvidas ou quiser mais informações sobre a cobrança desses impostos, sugerimos que consulte o órgão responsável.
Como nos dois casos esses débitos são responsabilidade de quem enviou, nós repassamos a cobrança desses valores para sua carteira (01 na imagem abaixo). Se essa cobrança deixar sua conta com saldo negativo, você precisará comprar créditos correspondentes para zerar o saldo (02 na imagem abaixo).
A descrição detalhada do débito aparecerá no seu extrato (03 na imagem acima), como esse exemplo abaixo:
Ao adicionar créditos, esse valor negativo vai diminuindo e você poderá fazer novos envios assim que a pendência for zerada.
Para fazer isso, use o botão "Comprar crédito" (02 na imagem abaixo) que aparece dentro da carteira Kangu, logo abaixo do valor do saldo.
Também é possível colocar créditos pelo "Minha carteira", na parte lateral superior direita da Home, usando o botão laranja "+ Créditos", como na imagem abaixo:
Outro lugar onde você pode adicionar créditos é dentro da sua própria Página de extrato, no canto inferior direito, como na imagem abaixo. É só informar o valor que quer depositar e usar o botão "Depositar" para prosseguir para o pagamento.
Assim que o saldo negativo ficar zerado, você conseguirá pagar e emitir novas etiquetas.
Se quiser mais informações sobre alguma cobrança, acesse nosso atendimento pelo ícone de balãozinho preto que fica no canto inferior direito da tela, ou pelo menu superior à direita, ao lado do ícone da carteira (confira na imagem abaixo).