Retido na fiscalização - entenda o rastreio da Kangu

Entenda o que significa o status "Retido na fiscalização" no seu rastreio e tire as principais dúvidas sobre esse assunto.

Quando você faz um envio em solo brasileiro, podem ocorrer fiscalizações de rotina nas cargas sendo transportadas. Quando elas são fiscalizadas, temos alguns cenários:

  1. A carga é parada e precisa aguardar uma liberação automática para continuar o trajeto.
  2. A carga é parada e exige o pagamento de impostos para ser liberada.
  3. A carga é parada e apreendida.

O que acontece quando o pacote fica retido na fiscalização?

1. Caso precise só aguardar a liberação fiscal:

Algumas cargas são retidas em inspeções que param lotes inteiros, mesmo cumprindo as exigências fiscais. Se estiver tudo certo, é só aguardar a liberação da carga, que ocorre geralmente em até 3 dias.

2. Caso precise pagar impostos para liberação:

Geralmente a própria transportadora faz o pagamento das taxas necessárias e libera o pacote em até 3 dias para seguir viagem até o destino sem atrasos. 

3. Caso ocorra apreensão:

A mercadoria pode ser apreendida se tiver irregularidades graves, produtos proibidos ou perigosos. Nesse caso, não há devolução ao remetente, reembolsos e nem liberação para continuar a entrega. Em caso de dúvidas ou questionamentos, recomendamos que busque os órgãos responsáveis pela apreensão.

Acompanhe a nossa página de rastreio para saber mais informações ao longo do trajeto do seu pacote. Caso ele esteja retido, você pode buscar mais detalhes na página de rastreio da transportadora escolhida.

O que eu preciso fazer para liberar meu pacote para entrega?

A transportadora costuma fazer o pagamento antecipado das taxas para tentar evitar atrasos na entrega. Depois, ela repassa esses custos para você via débito na sua Carteira Kangu. Não é necessário fazer nada além de aguardar a entrega e esperar o débito aparecer no extrato da sua conta Kangu. Se quiser o comprovante dos pagamentos, procure suporte pelos nossos  canais de atendimento..

Caso a transportadora não faça esse pagamento e o pacote fique retido por mais de 3 dias, busque mais informações no site da SEFAZ do estado de origem ou de destino do pedido. Lá, será possível verificar pendências, gerar a DAE e pagar as taxas necessárias para liberar o pacote para entrega. 

Não quero pagar as taxas de fiscalização do meu pacote. Como faço?

A fiscalização é uma prática recorrente em todo o Brasil e o pagamento das taxas e impostos é obrigatório para liberar o pacote para entrega. Caso não ocorra pagamento, o pacote é dado como abandonado e é apropriado pelo órgão fiscalizador. 

Lembramos que a cláusula 2.7 dos Termos e Condições da Kangu informa que a responsabilidade pelas questões fiscais de envio dos seus pacotes ficam por conta do remetente. 

Por isso, geralmente as transportadoras pagam as taxas e depois repassam a cobrança, que chega por meio de um débito na sua carteira Kangu. Isso ajuda a não prejudicar o prazo original de entrega e sua experiência de envio.

Onde posso ter mais detalhes sobre essa retenção na minha conta?

Na janela de resumo dos seus envios, a aba "Pendências" oferece uma visão completa dos envios que precisam da sua atenção.

Imagem2.png

 



Artigos nessa seção

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 1
Compartilhar