Se você é um usuário da Kangu com cadastro de CNPJ, pode ter ouvido sobre algumas mudanças na nossa política de envio, especialmente sobre a Declaração de Conteúdo.
Fique tranquilo – vamos te explicar tudo com calma! Essas mudanças visam facilitar o processo de envio, especialmente para quem realiza remessas menores e não comerciais, além de garantir que tudo esteja em conformidade com as regras fiscais. Vamos lá?
1. Por que migrar para CPF pode ser uma boa ideia?
-
Manter o acesso aos correios com declaração de conteúdo: Sabia que, ao usar um CPF, você pode continuar enviando pacotes com Declaração de Conteúdo pelos Correios? Essa opção evita a necessidade de emitir uma Nota Fiscal, o que é uma boa alternativa para envios não comerciais.
-
Novas opções de transporte: Migrando para CPF, você desbloqueia também novas opções de envio, como Loggi e Redesul, que aceitam a Declaração de Conteúdo. Isso amplia suas possibilidades de escolha, oferecendo mais flexibilidade para diferentes tipos de remessa.
-
Preservação de Configurações: Mudar para o CPF não vai impactar suas configurações. Todas as integrações e preferências que você já tem configuradas continuam exatamente como estão. Então, a mudança é bem tranquila – nada de começar do zero!
2. E se eu preferir manter meu cadastro com CNPJ?
Sem problemas! Mas é importante saber que contas com CNPJ vão precisar emitir Nota Fiscal para cada envio.
A Declaração de Conteúdo fica restrita para quem usa CPF, então se você realiza envios não comerciais e quer aproveitar essa praticidade, migrar para CPF pode ser a escolha ideal para facilitar seus envios.
Qual é o melhor perfil para você? Compare as opções e escolha a que mais combina com seu tipo de envio!
Para envios não comerciais, a Declaração de Conteúdo está disponível apenas para usuários com CPF.
3. Como faço para migrar?
É simples! Basta acessar este link e clicar no botão “Continuar”:
Após isso uma tela de confirmação aparecerá para você e pronto! A alteração de seu cadastro de CNPJ para CPF já estará funcionando:
4. Por que a Declaração de Conteúdo é exclusiva para CPF ou MEI?
A legislação brasileira exige que empresas (com CNPJ) emitam Nota Fiscal para o envio de mercadorias, especialmente pelos Correios. Por isso, a Declaração de Conteúdo foi pensada para ser uma alternativa mais prática para pessoas físicas e MEIs, que podem usar essa opção sem a necessidade da Nota Fiscal.